Associação Médica BrasileiraWorld Federation of Associations of Pediatric SurgeonsAsociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

Academia Nacional de Cirurgia Pediátrica – ANCIPE Nota de Saudade

Datas chegam e vão embora ao longo dos tempos. Umas nos trazem alegrias, outras despertam tristezas. Todas são temporárias como o próprio tempo, mas ficam as lembranças que os tempos nos retornam.

Salvador, Bahia. Hospital S. Rafael. Dia 9 de junho de 2019. 23 horas. Nosso Presidente, o Acadêmico José Bahia Sapucaia, fundador de nossa ANCIPE e ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, CIPE, dormiu o sono eterno, beneficiado pelo Pai Eterno em atenção ao seu desejo de morrer dormindo, sem dar trabalho aos seus familiares e ainda recompensado pelo seu costumeiro comportamento de melhor atender seus convivas com o melhor dos predicados da sua terra ou de subir ao palco para deleite pessoal e dos colegas nos congressos cantando suas musicas preferidas My Way ou New York, New York, além de muitas outras, para deleite de todos.

Não posso deixar de me lembrar de suas apresentações de trabalhos científicos com entusiasmo, de sua condução competente à frente dos congressos que presidiu ou de seu entusiasmo ao participar do nosso Congresso Brasileiro da CIPE no Recife em 12.10.1999, onde 20 membros da CIPE fundaram a ANCIPE, registrados em foto no Mar Hotel, ou no Congresso de Foz do Iguaçu onde foi eleito presidente da ANCIPE para a alegria da esposa Carmem, seu filho José e colegas presentes no evento. Sei que José Bahia não gostaria que a tristeza nos possuísse pelo triste evento inesperado, mas sei que ele só pediria que só sentissemos uma saudade dos momentos alegres e prazeirosos que vivenciamos juntos e que com certeza ele estará tranquilo e feliz, reencontrando aqueles que o antecederam, matando as saudades sentidas pelas ausências, extensivas principalmente a todos os filhos, netos e bisneto.

Que Deus o guarde e até breve, amigo José Bahia, com o carinho.

Miguel Doherty e todos os colegas da ANCIPE, CIPE, amigos e pacientes.