Associação Médica Brasileira World Federation of Associations of Pediatric Surgeons Asociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

Ajude a ampliar a biblioteca científica da CIPE

A CIPE convida seus associados para auxiliar na expansão do acervo de sua biblioteca científica, contribuindo com o envio de teses e dissertações de mestrado.

Atualmente, a biblioteca da CIPE conta com 180 teses de Cirurgia Pediátrica produzidas por especialistas brasileiros, doadas pelo presidente da Academia Nacional de Cirurgia Pediátrica (Ancipe) Dr. Miguel John Zumaeta Doherty, em novembro de 2016, e à disposição dos interessados para consulta. A ideia é expandir esse acervo com a colaboração dos associados, contribuindo, assim, para a divulgação da produção científica dos cirurgiões pediátricos do Brasil.

A proposta é manter um acervo de teses e dissertações de mestrado em PDF, para consultas online, e também a versão impressa desse material, que irá se somar aos trabalhos coletados desde 1960 pelo Dr. Miguel Doherty.

Ao entregar para a guarda da entidade o material científico que reuniu nesses mais de 50 anos, o Dr. Miguel Doherty revelou que essa coleta começou em virtude da dificuldade de encontrar, durante buscas bibliográficas, dissertações de mestrado e teses de doutorado de autores brasileiros para consulta.

Diante dessa constatação, e como participava de bancas de mestrado, doutorado e livre docência na especialidade, passou a pedir aos candidatos cópias de seus trabalhos, para formar o acervo. “Fiz isso para ajudar os cirurgiões pediátricos, para que também referendassem com autores nacionais seus estudos científicos”, declarou, acrescentando: “Esses trabalhos são de valor inestimável para a Cirurgia Pediátrica.”

Segundo informou na ocasião, “a CIPE e a Ancipe serão responsáveis pelo acervo, para disponibilizá-lo para consulta a todos os cirurgiões pediátricos que assim o desejarem”. Os volumes encontram-se na biblioteca da CIPE, em sua sede, em São Paulo (SP).

Ao concluir sua tese ou dissertação, envie cópia para a CIPE e facilite o acesso de outros especialistas a seu trabalho.