Associação Médica Brasileira World Federation of Associations of Pediatric Surgeons Asociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

Carta de Repúdio

Em apoio à coirmã, Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), vimos apresentar nosso repúdio à sensacionalista e desrespeitosa matéria de capa da edição de julho de 2018 da revista Superinteressante, intitulada ‘Erro Médico’.

Literalmente “pisou na bola”, acusando os vilipendiados médicos deste país por todas as mazelas da saúde, como se fôssemos determinados a cometer erros contra nossos semelhantes, dos quais somos parcela indivisível. Procuramos exercer nossa profissão com a maior qualidade, dentro de limitações impostas por nossos governantes.

Precisamos atingir a origem dos problemas e não os que tentam soluções. Solução não está em abrir, indiscriminadamente, escolas médicas em quaisquer recantos deste imenso país, sem controle de qualidade. É necessário instrumentalizar o médico e dar condições para que exerça sua missão com um mínimo de dignidade.

Não estamos fechando os olhos para o grave momento que passa nossa sociedade. Mas não é acusando que chegaremos ao crescimento e sustentabilidade adequados.

Precisamos enxergar nossas mazelas e atuar com dignidade e presteza em soluções para saná-las, e não sermos acusados, encontrando culpados para “tapar o sol com a peneira” e seguirmos iludindo-nos com constantes desgovernos.

Vamos acompanhar nossas especialidades irmãs e, junto com nossa entidade maior, a Associação Médica Brasileira (AMB), coibir e apontar quando ocorrerem deslizes. Mas, ao mesmo tempo, apoiar e lutar juntos em busca de soluções perenes e consistentes para nossos pacientes.

Juntos somos fortes!

João Vicente Bassols
Presidente da CIPE