Associação Médica BrasileiraWorld Federation of Associations of Pediatric SurgeonsAsociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

CBC homenageia Dr. Pinus

Na edição especial que traz a retrospectiva de 2018, a revista do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) traz uma justa homenagem ao Dr. José Pinus, um dos pioneiros da Cirurgia Pediátrica no Brasil e membro emérito da instituição, falecido em São Paulo (SP), em 4 de novembro de 2017.

Na seção Memória da ‘Atualidades Cirúrgicas’ nº 76, sob o título ‘A morte de um ícone da Cirurgia Pediátrica: ECBC José Pinus’, o artigo dos Drs. José Luiz Martins (ECBC) e Fábio Peterlini (TCBC) traz, em detalhes, a trajetória ímpar desse cirurgião pediátrico, a partir do aprendizado de técnicas cirúrgicas básicas com o Dr. Eurico da Silva Bastos, no Hospital Matarazzo, em São Paulo, na primeira metade do século passado.

Da graduação à livre docência, desenvolveu toda sua careira acadêmica na Escola Paulista de Medicina (EPM). Tornou-se o primeiro professor titular e chefe da disciplina de Cirurgia Pediátrica do departamento de Cirurgia da instituição, e dedicou sua vida ao desenvolvimento da especialidade, dentro e fora do país.

Foi um dos fundadores da CIPE, da Cipesur e da Wofaps. Em seu mandato como presidente da CIPE investiu na compra da sede própria, que hoje abriga a sociedade brasileira e a estadual de São Paulo (Cipesp).

Mas o artigo traz muito mais do que dados históricos; revela, com sensibilidade, o lado humano do Dr. Pinus e também sua técnica cirúrgica impecável, relatados por quem teve o privilégio de conviver com ele, no ambiente acadêmico e em centros cirúrgicos. Trata-se de uma lição de vida num sentido amplo, de leitura obrigatória.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.