Associação Médica Brasileira World Federation of Associations of Pediatric Surgeons Asociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

CIPE-CE realiza Simpósio Multiprofissional de Acesso Vascular em Pediatria

O evento, que contou com 150 inscritos, teve a Dra. Vilani Kramer como conferencista convidada.

Atualização e novas tecnologias foi o tema central do Simpósio Multiprofissional de Acesso Vascular em Pediatria, realizado pela Associação Cearense de Cirurgia Pediátrica (CIPE-CE) no dia 1º de setembro, em Fortaleza (CE). O evento, dedicado a cirurgiões pediátricos, pediatras, enfermeiros e intensivistas, que atuam no campo da terapia intravenosa em Pediatria e Neonatologia, foi realizado pela CIPE-CE, com o apoio da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), Cooperativa de Pediatras do Ceará (Cooped-CE), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e do Centro Universitário Christus (Unichristus), e patrocínio da Bard.

O simpósio, que contou com 150 inscritos, abordou, como temas gerais: indicações para acesso venoso central, acesso guiado por ultrassom, novos desafios em cateter venoso inserido centralmente, prevenção e tratamento de complicações, equipe multidisciplinar para acesso vascular.

A Dra. Vilani Kramer, coordenadora do setor de Cirurgia Pediátrica do Hospital do Câncer Infanto-juvenil de Barretos (SP), foi a principal conferencista convidada. Mas o evento também contou com participações de especialistas de outros estados: Dra. Marianne Weber Arnold, de Pernambuco, que atuou como debatedora em uma das mesas, a Dra. Thiara Farias, do Rio Grande do Norte, e o Dr. Bruno Pinheiro Falcão, do Piauí.

O presidente da CIPE-CE, Dr. Antônio Aldo Melo Filho, enfatizou a importância do simpósio para a atualização dos integrantes de equipes que atuam em Pediatria no estado, já que “nos últimos anos houve muitas mudanças nas condutas e rotinas relacionadas ao acesso venoso em recém-nascidos e crianças, também determinadas pela utilização de novas tecnologias, como a do acesso venoso guiado por ultrassom”.

No evento foi apresentada experiência exitosa do Hospital Infantil Albert Sabin, que possui equipe multidisciplinar especializada em acesso vascular, integrada por cirurgiões pediátricos e enfermeiros.

Legenda-foto acima: Drs. Augusto César Gadelha de Abreu F., Vilani Kramer e Antônio Aldo Melo F.

 

Curso de atualização para Pediatras

Anteriormente, nos dias 23 e 24 de agosto, a CIPE-CE, a Socep e a Cooped-CE haviam realizado em conjunto o curso de atualização em Cirurgia Pediátrica Geral e Urologia Pediátrica para Pediatras. O curso procurou atualizar os participantes quanto às situações clínicas mais comuns em Cirurgia Pediátrica nos consultórios de Pediatria e discutir a atuação conjunta Cirurgião Pediátrico-Pediatra no cenário hospitalar atual.

Legenda-foto: Drs. Augusto César Gadelha de Abreu F., Augusto César Gadelha de Abreu (pai) e Antônio Aldo Melo F.

Crédito- fotos: Fotos: Divulgação/CIPE-CE

Acesse aqui outras fotos.