Associação Médica Brasileira World Federation of Associations of Pediatric Surgeons Asociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

Congresso da Cipesp surpreende pelo número de participantes

O evento, realizado na capital paulista entre os dias 25 e 27 de agosto, contou com a participação de cerca de 350 inscritos, surpreendendo a entidade

Cerca de 350 médicos, principalmente cirurgiões pediátricos e residentes, participaram do XI Congresso Paulista de Cirurgia Pediátrica, promovido pela Associação Paulista de Cirurgia Pediátrica (Cipesp), com o apoio da Cipe.

Realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto, nas dependências do Campus Vergueiro da Uninove, em São Paulo (SP), o evento apresentou programação diversificada e contou com renomados cirurgiões pediátricos brasileiros e internacionais.

Entre estes últimos, a Dra. Maria Marcela Bailez, cirurgiã pediátrica e presidente do Hospital de Pediatria Dr. Juan P. Garrahan (Buenos Aires/Argentina) e, desde 2015, também presidente do International Pediatric Endosurgical Group (Ipeg), e o Dr. Pablo Laje, cirurgião pediátrico do Children’s Hospital of Philadelphia (EUA).

No dia 26, após a apresentação da conferência sobre o Programa de Hiposplasia Pulmonar, o Dr. Pablo Laje, que se especializou em cirurgia pediátrica neonatal, de tórax e pâncreas, comentou o evento. Segundo sua avaliação, o nível da Cirurgia Pediátrica no Brasil é muito bom: “Estou impressionado com a qualidade das apresentações; há pesquisas e boas exposições”, declarou.

Ele já havia estado no Brasil 2015, durante a realização do Congresso da Cipesur. Apesar de o congresso paulista estar apenas no início de seu segundo dia, o Dr. Laje se mostrou entusiasmado: “Pelo que vi, os temas são variados, há bons painelistas, boas instalações, organização.”