Associação Médica BrasileiraWorld Federation of Associations of Pediatric SurgeonsAsociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

Dr. Bahia deixa boas e alegres lembranças

A marca registrada do Dr. José Raimundo Bahia Sapucaia – ou, simplesmente, Dr. Bahia – sempre foi a alegria, seja atendendo seus pacientes, seja em eventos sociais, seja nos congressos da especialidade, aos quais nunca faltou. E essa marca não pode deixá-lo agora.

Com mais de 50 anos dedicados à Medicina, o Dr. Bahia era presidente da Academia Nacional de Cirurgia Pediátrica (Ancipe), tendo presidido a CIPE entre 1984 e 1986 e, em 2008, o XXIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica, em Salvador (BA). Sempre foi ativo participante da entidade e teve destacada atuação no fortalecimento da Cirurgia Pediátrica, especialmente na Bahia, seu estado de origem.

Formou-se pela Escola Bahiana de Medicina e, depois de concluir seus estudos, foi convidado por seu tio, Dr. Álvaro Pontes Bahia, para trabalhar no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador (BA), do qual foi fundador.

Muito dedicado à instituição, que à época era o único hospital pediátrico do estado, em meados de 1998 foi um dos principais responsáveis por sua reabertura, após grave crise financeira, assumindo, então, sua direção geral, com o apoio da comunidade médica e de enfermagem da Bahia. Todavia, somente mais de 15 anos depois o hospital pôde mostrar todo o seu potencial, para atender, com qualidade, a população infantil da Bahia.

Em junho de 2015, o Martagão Gesteira inaugurou sua UTI Neonatal Cirúrgica, a primeira do estado, que leva o nome do Dr. Bahia, em reconhecimento a sua competência e dedicação às crianças e à restauração e desenvolvimento da instituição, cuja história se mescla com a do cirurgião pediátrico. Hoje esse hospital infantil é referência no SUS da Bahia em Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Cirurgia Cardíaca Pediátrica, Cirurgia Neonatal, entre outras tantas especialidades pediátricas.

Mesmo afastado da direção, continuou atuante como membro do conselho da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, instituição mantenedora do Martagão. Em paralelo, o Dr. Bahia atendia em clínicas e unidades de saúde em Santo Amaro (a 81 quilômetros de Salvador).

Em 2017, em entrevista a um jornal online, o Dr. Bahia reiterava a importância da arte de cuidar de pessoas: “Quando lidamos com criança temos que ter entendimento com a família e saber dar atendimento eficiente. Conversa, brincadeira, carinho tudo isso faz com que fiquemos mais próximos e, consequentemente, com que possamos oferecer melhor tratamento.”

A chama de alegria que o iluminava, como cirurgião, como colega, companheiro, pai, avô, permanece acesa. Sua voz melodiosa, que tantas vezes alegrou os colegas em eventos da CIPE, entre outros, agora ecoa em outras plagas.

Siga em paz, Dr. Bahia.