Associação Médica Brasileira World Federation of Associations of Pediatric Surgeons Asociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

Dra. Camila Fachin acaba de se graduar no Pediatrics Leadership Program

O programa conjunto da Harvard Medical School e da University College of London (UCL) se destina à formação de líderes na área pediátrica no mundo todo.

A CIPE tem o prazer de divulgar que, depois de um ano de dedicação, recentemente, em 16 de junho, em Boston (EUA), a cirurgiã pediátrica Camila Girardi Fachin se graduou no Pediatrics Leadership Program, oferecido em conjunto pela Harvard Medical School (HMS) Office of Global Education, de Boston, e a University College London (UCL) Great Ormond Street Institute of Child Health (ICH), de Londres (RU). Trata-se de um programa voltado à formação de líderes na área pediátrica, capazes de disseminar inovações em seus países de origem. A programação inclui, além de conceitos de liderança, aspectos voltados à qualidade do atendimento e à segurança do paciente e também a inovações tecnológicas no campo pediátrico.

Apenas 100 vagas são oferecidas por ano para candidatos de todo o mundo. A seleção e admissão no programa preveem avaliação de currículo e entrevista. No grupo 2017-2018 a Dra. Camila foi a única brasileira participante.

Ela explica que o formato do programa é semipresencial, integrado por “palestras e atividades semanais pela Internet e três seminários presenciais: um em junho de 2017, em Londres, outro em dezembro daquele ano, no Centro da HMS em Shangai (China), e o terceiro em junho de 2018, na HMS em Boston”. Além disso, os participantes tiveram de desenvolver dois projetos: um em grupo, sobre segurança do paciente, que foi apresentado no seminário de Shangai, e um individual. O trabalho individual da Dra. Camila, exposto em junho último, foi sobre pesquisa em transplante intrauterino de células-tronco hematopoiéticas.

Currículo extenso
A cirurgiã pediátrica se formou em Medicina em 2003, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e realizou residência de Cirurgia Geral e Cirurgia Pediátrica na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), de 2004 a 2009. “Defendi meu mestrado em Ciência Cirúrgica Multidisciplinar, também na EPM-Unifesp, em 2012, sob orientação da Dra. Simone Abib. De 2014 a 2015, fui research fellow no Center for Fetal Research no The Children´s Hospital of Philadelphia (EUA), sob a supervisão do Dr. Alan Flake. Realizei ‘doutorado sanduíche’ na University of Pennsylvania e no Departamento de Obstetrícia da EPM-Unifesp com bolsa da Capes, sob a orientação do Dr. José Luiz Martins. Defendi o doutorado em 2016.”

Ela ainda revela que entre 2011 e 2015 foi médica da disciplina de Cirurgia Pediátrica daquela universidade paulista. Com sua mudança para Curitiba (PR), em 2016, passou a atuar como médica no serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Clínicas da UFPR e, tendo sido aprovada em concurso, tornou-se professora adjunta da disciplina de Cirurgia Pediátrica daquela instituição.

Agora, encerrada mais essa etapa de sua formação, a Dra. Camila Fachin pretende continuar como professora da UFPR e investir em pesquisa: “Meu plano é poder reproduzir um pouco do que fiz no laboratório do Dr. Alan Flake, na Filadélfia, ou seja, focar minha pesquisa na área de Cirurgia Fetal, principalmente, em transplante intrauterino de células-tronco.”

Parabéns, Dra. Camila!