Associação Médica Brasileira World Federation of Associations of Pediatric Surgeons Asociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

Em setembro, realiza-se o 4º Congresso Internacional Sabará

O evento, que conta com o apoio da CIPE, se desenvolverá em São Paulo (SP), de 13 a 15, no Hotel Maksoud Plaza. Inscrições abertas.

 De 13 a 15 de setembro acontece em São Paulo (SP) o 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. O evento, que conta com o apoio da CIPE, é uma realização da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) por meio do Instituto de Pesquisa Pensi, seu braço de pesquisa e ensino, e do corpo clínico do Sabará Hospital Infantil.

Na edição 2018 o objetivo é discutir soluções para o atendimento integral da saúde infantil a partir de temas de interesse médico e multiprofissional, incluindo outras áreas da saúde como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, farmácia, pesquisa clínica, bioética, gestão, humanização, voluntariado e projetos sociais em pediatria. “Continuamos no propósito de manter o amplo escopo do congresso e tratar da Saúde Infantil em suas diferentes dimensões, apresentando as inovações na assistência a crianças e adolescentes de todas as áreas de atuação do Sabará Hospital Infantil e do Instituto Pensi”, afirma o Dr. José Luiz Egydio Setúbal, pediatra e presidente da FJLES.

O congresso terá dois grandes simpósios: de Doenças Respiratórias e Imunológicas e sobre Transtornos do Espectro Autista (TEA). O Simpósio de TEA contará com a participação da Dra. Ghislaine Dehaene-Lambertz, pediatra no French Institute of Health and Medical Research, uma das autoridades de destaque na área, vai abordar sua experiência nas bases neurais da aquisição da linguagem e é aberto para pais, educadores, cuidadores e demais interessados.

No Simpósio de Doenças Respiratórias e Imunológicas haverá palestras de dois convidados internacionais. O professor Luiz Garcia-Marcos, da Universidade de Murcia (Espanha), discorrerá sobre os fatores que predispõe à asma na infância, e o americano Dr. Melvin Berger, PhD em Bioquímica, professor adjunto de Pediatria, Patologia e Alergia-Imunologia em Case Western Reserve University, em Cleveland, falará sobre o diagnóstico e tratamento de deficiências da imunidade.

Outro destaque será o Simpósio de Terapia Intensiva, com foco em cardiointensivismo na prática e assistência ventilatória. Para tratar desses temas foram convidados o Dr. Daniel Garros, pediatra e professor na Universidade Alberta e chefe da UTI Pediátrica do Stollery Children´s Hospital em Edmonton no Canadá, e o Dr. Alexandre Rotta, chefe da Divisão de Pediatria na University Hospitals Rainbow Babies & Children’s Hospital.

Programação de peso

Durante o evento, os participantes terão acesso a três conferências magnas: “Como contribuir para o nascimento e infância saudável”, ministrada pela Dra. Luciana Silva, presidente da Associação Brasileira de Pediatria, “A temperatura está aumentando: Porque a defesa de um clima seguro é essencial para a saúde da criança”, apresentada pelo professor Marcelo de Paula Correa, diretor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (MG), e “Como abordar a saúde mental na infância e adolescência”, com o Prof. Dr. Rodrigo Bressane, psiquiatra e professor da Unifesp.

Nos três dias de evento diversos encontros dos mais variados temas farão parte da programação, como: Simpósio de Nutrologia Pediátrica, com participação da médica e professora associada da Pediatria-Nutrição Baylor College of Medicine Houston, Dra. Sheryl Hughes. Outro destaque é o Simpósio de Síndrome de Down, com foco no desenvolvimento cognitivo da pessoa portadora da síndrome, com apresentação do Dr. Alberto Costa, médico e professor de pediatria, ganhador do “Science Scholar Award” da Sociedade Nacional de Síndrome de Down de New York (NY).

Prêmio em Pesquisa

O congresso também marca a segunda edição do Prêmio de Pesquisa em Saúde do Instituto Pensi, de reconhecimento da qualidade de trabalhos nas diferentes áreas da saúde infantil. Poderão concorrer trabalhos finalizados e com evidências de resultados, seguindo as normativas nacionais que regem a condução de pesquisas científicas.

Mais informações sobre o congresso, inscrições e regulamento do prêmio estão disponíveis na página do congresso., e também pelo e-mail [email protected] e telefone 11 2155-2042. Uma vez que a CIPE é uma das entidades apoiadoras do evento, seus associados terão desconto no valor da inscrição.