Associação Médica Brasileira World Federation of Associations of Pediatric Surgeons Asociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

Sobre a ANCIPE

A Academia Nacional de Cirurgia Pediátrica foi fundada em outubro de 1999, na cidade do Recife – PE. A ANCIPE é uma entidade constituída por 20 cirurgiões pediátricos brasileiros – titulares e patronos – que desde a criação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica têm contribuído de forma relevante para o desenvolvimento da especialidade em todo o país e na América do Sul, tanto na área da assistência como na do ensino.

Na ANCIPE, tal qual na Academia Brasileira de Letras, só abre vaga quando ocorre o desaparecimento de um dos Acadêmicos e para fazer parte deste seleto grupo são necessários critérios muito especiais:

• Ter idade mínima de 60 anos;
• Ter presidido a Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica;
• Ter presidido um congresso nacional da especialidade;
• Ter sido (ou ser) chefe de serviço com formação de médicos residentes;
• Ter sido (ou ser) professor universitário;
• Ter presidido uma Sociedade Estadual de Cirurgia Pediátrica;
• Além de ter sempre demonstrado, em sua vida profissional, padrões éticos, morais e de dignidade acima da média.

A sede da ANCIPE funciona junto à da CIPE e as reuniões da Diretoria com os membros da entidade acontecem durante os congressos da especialidade.

O primeiro presidente da Academia foi o Dr. Otávio de Freitas Vaz e uma das primeiras providencias da sua diretoria foi dar início à compilação de dados e fotos para que se escreva a história da Cirurgia Pediátrica no Brasil. Este intenso e extenso trabalho de pesquisa está sendo coordenado pelo Dr. Miguel Doherty, que necessita do apoio de todos para a conclusão do mesmo.