Associação Médica Brasileira World Federation of Associations of Pediatric Surgeons Asociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

Institucional

A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), fundada em 30 de janeiro de 1964, é uma associação civil de âmbito nacional, com finalidade científica e sem fins lucrativos, que representa o Departamento de Cirurgia Pediátrica da Associação Médica Brasileira (AMB) e tem sede e foro na capital paulista.

Congregar os médicos que se dediquem à cirurgia pediátrica e especialidades afins, com o intuito de promover o constante aperfeiçoamento e a difusão da especialidade em termos de assistência, ensino e pesquisa no Brasil constitui o principal objetivo da entidade.

Dentro desse escopo, suas atribuições envolvem a coordenação de atividades que busquem o aprimoramento profissional em diferentes esferas, incluindo a acadêmica, o estabelecimento de normas para o credenciamento de serviços de cirurgia pediátrica e a defesa dos legítimos interesses de seus integrantes. Para dar suporte a suas iniciativas, a associação conta com o trabalho desenvolvido por comissões científicas e técnicas permanentes e provisórias.

A CIPE é mantida pela contribuição anual dos seus associados, bem como por eventuais doações pessoais, de empresas privadas ou governamentais, e congrega associações estaduais e regionais de cirurgia pediátrica em todo o país.