Associação Médica Brasileira World Federation of Associations of Pediatric Surgeons Asociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

História

Corria o ano de 1963, e nessa época realizavam-se reuniões científicas habituais no Serviço do Prof. Eurico Bastos, sob a coordenação do Prof. Virgílio Alves de Carvalho Pinto e com a participação de cirurgiões pediátricos de S. Paulo e de visitantes de outros Estados, para discutirem sobre casos de pacientes.

Ao final de uma dessas reuniões, em que estavam presentes Geraldo Modesto de Medeiros (SP), José A. Lopes (RJ), Martin Jorge Urtasun (Buenos Aires, Argentina) e Roberto de Vilhena Moraes (SP), este último convidou os colegas para um jantar informal em sua casa. Foi, então, nesta ocasião, que Urtasun relatou com entusiasmo a fundação da “Sociedad Argentina de Cirugía Infantil (SACI)”, que tinha por intuito a união e fortalecimento dos cirurgiões pediátricos e da qual era membro da 1ª Diretoria. Seu entusiasmo contaminou os presentes e, de pronto, todos resolveram imitar o exemplo, fundando a nossa Sociedade.

Neste momento, foi então redigida pelos presentes e rascunhada por Vilhena de Moraes a proposta de fundação da sociedade, compondo-se um documento histórico.

No dia seguinte, o assunto foi levado ao Prof. Virgilio Alves de Carvalho Pinto, o qual, de imediato, endossou a idéia. Foi acertado que a proposta seria apresentada na reunião seguinte, quando a mesma foi aprovada. Foi constituída a Comissão Preparatória Pré-Fundação com o Prof. Virgílio de Carvalho Pinto, Roberto de Vilhena Moraes, José Pinus, José Lopes e Geraldo Modesto, que ficaram encarregados da elaboração do Anteprojeto dos Estatutos da nova Sociedade e das providencias para sua fundação.

O Prof. Virgilio Alves de Carvalho Pinto, desejando congregar o maior contingente possível de cirurgiões pediátricos de tradição ou em inicio de exercício no país, enviou a eles convite para participarem, em janeiro de 1964, do 4º Curso de Aperfeiçoamento em Cirurgia Pediátrica no Hospital das Clínicas da USP que fora aprovado pelo Departamento de Clínica Cirúrgica. E, ainda, para participarem de reunião geral na Associação Paulista de Medicina (APM) em 30 de janeiro às 20h30 min.

Compareceram e assistiram ao Curso, 34 médicos dos vários pontos do país.

No dia e hora marcados, foi iniciada a reunião na APM com oitenta (80) participantes, não só cirurgiões pediátricos, mas também de outras áreas de atuação, tendo sido distribuído aos presentes o anteprojeto dos Estatutos para que tomassem ciência do mesmo.

A Comissão Pré-Fundação instalou a Mesa Coordenadora da Reunião, que foi presidida pelo Prof. Virgilio de Carvalho Pinto e propôs que a reunião se transformasse em Assembléia Geral de Fundação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, o que foi aprovado por aclamação.

Como primeiro item da Ordem do Dia foi apresentado o anteprojeto dos Estatutos o qual, após debates e esclarecimentos, foi votado e aprovado.

Passou-se à eleição da Diretoria da Sociedade, com mandato de dois (2) anos, de acordo com o artigo 4 dos Estatutos.

A Assembléia foi suspensa por vinte (20) minutos para a composição da chapa de candidatos. A seguir, reaberta a sessão e feita a votação, foi eleita a única chapa apresentada:

Presidente: Prof. Virgilio Alves de Carvalho Pinto.

1° Vice-Presidente: Octávio de Freitas Vaz

2° Vice- Presidente: Miguel John Zumaeta Doherty

Secretário Geral: Roberto de Vilhena Moraes

1º Secretario: Geraldo Modesto de Medeiros

2° Secretario: Plínio de Campos Nogueira

1° Tesoureiro: José Pinus

2° Tesoureiro: Fábio Doria do Amaral.

O Presidente Virgilio Alves de Carvalho Pinto, após anunciar a decisão dos presentes de que a sigla da nova entidade seria CIPE, congratulou e convidou a todos para a Sessão Solene de Posse da Diretoria eleita, realizada no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), no dia 31 de janeiro de 1964, às 11 h.

No dia seguinte, nova reunião da Diretoria com encerramento do 4º Curso e a seguir houve a posse da Diretoria eleita. Encerrada a Sessão, os presentes foram convidados para uma foto no jardim externo da FMUSP, registrando-se, desta forma, este momento histórico e a participação dos sócios considerados fundadores, que assinaram a ata de fundação.

Fundação da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica – 1964

Capitulo do livro: História da Cirurgia Pediátrica no Brasil do Acad. Mlguel Doherty.

– Dados baseados em Informes do autor e dos acadêmicos Fabio Dória do Amaral e Roberto de Vilhena Moraes.

– Documentos anexos no livro:

1- Cópia do manuscrito original redigido por Roberto de Vilhena Moraes da proposta de criação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica.

2- Sua transcrição datilografada.

3- Copia da 1ª página dos estatutos originais da CIPE.

4- Foto da fundação da CIPE com os sócios fundadores.