Associação Médica BrasileiraWorld Federation of Associations of Pediatric SurgeonsAsociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

Presidente da AMB é homenageado em Belo Horizonte

Na noite de 5 de julho, Dr. Licoln Lopes Ferreira, presidente da AMB, foi homenageado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG) com o título de Cidadania Honorária.

“Eu me sinto profundamente feliz, agradecido e até envaidecido em receber essa honraria da cidade que escolhi para viver e na qual desenvolvi minha vida profissional”, declarou.

Natural de Itaúna, interior de Minas, transferiu-se para Belo Horizonte em 1977, cursando Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1983, iniciou sua residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Alberto Cavalcanti e, em 1989, internato de um ano no serviço de Cirurgia Digestiva e do Fígado no Hôpital Beaujon, na França. Dedicou-se à Cirurgia Geral e Digestiva em diversos hospitais da cidade, tendo sido diretor clínico do Hospital Belo Horizonte, entre 1997 e 2000. Participou da constituição do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), fundado em 2015, desde seu comitê de fundação.

O Dr. Lincoln Ferreira declarou que sua aproximação das associações médicas visava “contribuir com o associativismo e para ter acesso a conhecimentos técnicos de excelência, colaborando, assim, para a melhoria da qualidade da Medicina no país”. Assim, passou a atuar junto à Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e, em 2011 tornou-se seu presidente, ocupando o cargo, por suas gestões sucessivas, até 2017, quando assumiu a presidência da AMB.

Sobre a CIPE

Fundada em 30 de janeiro de 1964, a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) é uma instituição prioritariamente científica, que promove cursos, congressos e eventos para atualização, desenvolvimento e qualificação da especialidade. Além de orientar, normatizar e valorizar a atuação profissional dos médicos cirurgiões pediátricos.