Associação Médica Brasileira World Federation of Associations of Pediatric Surgeons Asociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

Simpósio integrará ampla programação de otorrinopediatria clínica e cirúrgica

O evento, que tem apoio da CIPE, prevê a realização de curso teórico e prático, com transmissão e discussão de cirurgias ao vivo.

A Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology (Iapo) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) organizaram para março próximo, em São Paulo (SP), um amplo evento voltado à otorrinopediatria. Trata-se da realização de três simpósios simultâneos: o X Simpósio Internacional de Otorrinopediatria da Iapo, de 23 a 25 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569); o IV Simpósio Internacional de distúrbios da Audição na Infância, no mesmo local; e o III Simpósio Internacional de Vias Aéreas Pediátricas, cujo início está previsto para o dia 21 daquele mês.

O evento relacionado às vias aéreas pediátricas, que tem apoio da CIPE, se desenvolverá nos dias 21, 22 e 23 de março. Nos dias 21 e 22, será realizado o curso prático, com cirurgias ao vivo, transmitidas do centro cirúrgico do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp (em Campinas) para o anfiteatro do Higienópolis Medical Center (HMC), situado à Rua Matogrosso, 306 – 19º andar, e o anfiteatro da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Durante o curso serão realizados procedimentos cirúrgicos endoscópicos e cirurgias abertas de reconstrução, com discussão interativa. O curso estará a cargo da equipe de cirurgia de vias aéreas pediátricas do HC e terá a participação dos Drs. Alessandro de Alarcon, do Cincinnati Children’s Hospital Medical Center (EUA) e Patricio Varela, cirurgião pediátrico, com atuação nos hospitais Calvo Mackenna e de Los Condes (Chile) e como acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade do Chile.

No dia 23, no Centro de Convenções Frei Caneca, será oferecido o curso teórico de temário amplo, que abordará, entre outros assuntos, laringotraqueobroncoscopia, papilomatose congênita, malformações, ressecção cricotraqueal e cricotraqueal estendida, entre muitos outros.

Além dos conferencistas internacionais já citados, também estão confirmadas as participações dos Drs. Alejandro Cocciglia (Argentina), Dana M. Thompson (EUA), Diego Preciado (EUA), Gaston Bella Munzon (Argentina), Jayme Penchyna (México), Jorge Spratley (Portugal), Juan Camillo Ospina (Colômbia), Patricio Bella Munzon (Argentina), Paul Boesch (EUA) e Sally Shott (EUA).

As inscrições para o III Simpósio Internacional de Vias Aéreas Pediátricas, que incluem, obrigatoriamente, os dois cursos, o teórico e o prático se encerram no dia 20 de fevereiro de 2018.

Para conhecer a programação detalhada deste e dos demais simpósios previstos para março, efetuar sua inscrição e obter mais informações, acesse o site https://www.simposioiapo2018.com/