Associação Médica BrasileiraWorld Federation of Associations of Pediatric SurgeonsAsociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

V Fórum Internacional de Líderes de Opinião em PICC

Nos dias 3 e 4 de maio, no Hotel Marriott Aeroporto São Paulo, em Guarulhos (SP), aconteceu o V Fórum Internacional de Líderes de Opinião em PICC (Cateter Central de Inserção Periférica, em português). Organizado pela Becton, Dickinson and Company (BD), indústria de produtos médico-hospitalares, o fórum reuniu vários especialistas brasileiros e internacionais para discutir os avanços e o estado da arte no uso deste cateter.

“O primeiro dia foi dedicado à neonatologia. Na ocasião, diversos palestrantes debateram a preservação de veias nesta população, com o uso do dispositivo de PICC como aliado”, relata a Dra. Vilani Kremer. Por mais um ano, essa cirurgiã pediátrica titular da CIPE foi palestrante do evento e discorreu sobre protocolos internacionais de screening ultrassonográfico para avaliação de veias em neonatologia e pediatria.

Entre os convidados internacionais do Chile, da Colômbia e dos EUA, figuraram os Drs. Kathy Kokotis, diretora global de Desenvolvimento Clínico da BD (EUA); Carlos Ramón, cirurgião geral da Escola de Medicina Juan Corpas e representante do Instituto de Cardiologia Infantil de Bogotá (Colômbia); e Nadine Nakazawa, enfermeira do Stanford Hospital há 38 anos, além de consultora e membro da Associação Norte-americana de Acesso Vascular.

O fórum contou com 11 palestrantes, 15 moderadores e participantes de talk show, 240 participantes presenciais, além de 200 outros, pela Web, já que o evento teve transmissão ao vivo.

A Dra. Vilani Kremer – que também acumula o título de especialista em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) – há anos vem estudando e participando de eventos nacionais e internacionais sobre acessos venosos e terapia infusional. Ela é a primeira brasileira com título de instrutora de PICC pela PICC Academy Network, chancelado pela Word Congress Vascular Access (Wocova), da Holanda, e pelo Gli Accessi Venosi Centrali a Lungo Termine (GaVeCelt), da Itália.

Ela é uma das palestrantes convidadas da V Jornada Carioca de Cirurgia Pediátrica, que irá se realizar na capital fluminense entre 6 e 8 de junho próximo, quando, entre outras, apresentará conferência sobre acesso venoso em neonatologia.

De 14 a 16 de agosto, a Dra. Vilani estará no Peru, para o I Congresso e Curso Internacional de Especialidades Cirúrgicas Complexas – Malformações intestinais, Oncologia e Transplante em Pediatria, onde abordará temas como tumores de células germinativas e acesso venoso.