Associação Médica BrasileiraWorld Federation of Associations of Pediatric SurgeonsAsociación Iberoamericana de Cirugía Pediátrica

Veja o que foi discutido na última reunião da CIPE

Na reunião de diretoria, ocorrida no dia 13 de abril, a pauta foi extensa. Foi aprovada a associação do Dr. Alexandre Guazzelli, de Suzano (SP), e o credenciamento da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe (Lacip-HPP), de Curitiba (PR), que tem como orientadora a Dra. Maria Helena Peralda Camargo Del Valle.

Ocuparam espaço de destaque na pauta a organização dos eventos da CIPE programados para 2019: a VII Jornada Brasileira de Residentes e o VI Simpósio das Ligas Acadêmicas de Cirurgia Pediátrica, que serão realizadas junto com o  XII Congresso Paulista de Cirurgia Pediátrica, promovido pela Cipesp, em agosto, em São Paulo (SP), e o Congresso Brasileiro de Urologia Pediátrica, que deverá se realizar em Brasília (DF), no mês de novembro, e que tem o Dr. Hélio Buson Fo. como presidente da comissão científica.

No dia 24 de abril será apresentado pela CIPE para a Comissão Nacional de Residência Médica, em Brasília, o rol de competências mínimas para o cirurgião pediátrico. O trabalho foi realizado pela diretoria da associação em conjunto com as Dras. Giovana Camargo de Almeida, de Curitiba, e Maria Jesus Fernandez Bendicho, de Salvador (BA).

Na reunião, também foi avaliada a proposta apresentada pelo Dr. Sauro Bagnaresi Junior, de São Paulo, de realização de Congresso Brasileiro de 2022 em um cruzeiro. A proposta deverá ser debatida na assembleia que acontecerá durante o congresso de 2020 para, entre outros pontos, definir o local do evento seguinte. E ainda foram discutidos detalhes da participação da CIPE no XIII Congresso da Cipesur, que se realizará em Bariloche (Argentina), em setembro.